Quem somos

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

"Todo o trabalho parece leve a quem o não passa" (provérbio)



   
       




A chuva tomou-nos de assalto! De repente, sem avisar!
Trazia companhia a empurrá-la, um vento agreste, frio, nada amistoso, que devia estar preso em algum lugar remoto e que agora se soltou e vem esperneando como um cavalo selvagem.
O céu toldou-se e caiu sobre nós uma cortina opaca a encobrir a paisagem.

Para mim é sempre triste o regresso do Outono, sobretudo quando ele me entra assim pela porta dentro, sem aviso prévio. Confesso que não estava preparada e invadiu-me uma nostalgia do Verão que se foi, numa despedida “à francesa”.

Já tenho saudades do sol e do calor, das manhãs luminosas povoadas de bandos de pássaros chilreantes, das tardes em que procuramos as sombras das árvores, agora tão fustigadas pelo vento, ou do por do sol fulgurante, a pintar os montes de cores irreais.


A chuva é necessária e fazia falta, mas podia vir de mansinho, em doses
moderadas, sem fazer grandes estragos. Não falo só dos estragos que causa nos nossos estados de alma, esses tratam-se bem, com um chá quente, uma roupa mais aconchegante, uma boa leitura, uma companhia agradável…
O problema mais grave são os malefícios que tal mudança tão repentina pode causar, por exemplo à agricultura, uma questão pouco perceptível para aqueles que vivem na cidade, para quem a chuva é apenas uma grande maçada - porque ficam encharcados se saem à rua, sem guarda chuva, ou porque o trânsito pára, ou porque os bueiros entopem.

No campo, os prejuízos são diferentes. Os produtos que ainda estavam na horta, a amadurecer - como os tomates -,  ou as frutas nos pomares - como os figos -, perdem-se de vez. As nozes já colhidas e libertas das suas capas verdes, se não secam devidamente,  ficam com bolor, as uvas, que não foram ainda apanhadas, apodrecem nas cepas.

Na Casa da Caldeira, transformamos produtos hortícolas e frutas, fazendo compotas e patés de forma artesanal. O Outono é, por esse motivo, uma época de grande azáfama e de preocupações, relacionadas com o tempo atmosférico e com as “partidas” que ele nos pode pregar e, claro, com a qualidade dos produtos que preparamos.
Alguns dos produtos já foram confeccionados e devidamente embalados, como o doce de tomate, o tomate seco ao sol ou o paté de tomate. Mas muito há ainda por fazer. Os trabalhos não param e penso muitas vezes: “Será que as pessoas, quando pegam num frasco
de doce ou de paté, consultam o preço e ponderam se o hão-de levar ou não, imaginam todo o trabalho, amor e empenho que ali está encerrado?”

Aproveitamos para agradecer aqui a todos os nossos colaboradores que, por estes dias, talvez com saudades do Verão e de manhãs luminosas, dos bandos de pássaros e do por do sol fulgurante, se afadigaram, apanhando nozes e muita chuva à mistura, tomaram conta do fogão e do estado da fervura dos doces, contribuíram com as suas opiniões e se preocuparam em acautelar e preparar tudo para que possamos ter nas prateleiras os nossos produtos com a sua qualidade habitual.

Sem todos vós, Beatriz, Odete, Luís, Joaquim e Albertino, a Casa da Caldeira não seria o que é.







4 comentários:

  1. Um bem-haja a toda a equipa da Casa da Caldeira por nos trazer até à cidade essas maravilhas campestres. Por cá já sentimos saudades de rever o Sr. Luis no Mercado de Loures. Também se fala na D.ª Beatriz e na D.ª Odete. Mas o mais lembrado é sem dúvida o Cacau. Obrigada pelos magníficos textos com que nos presenteiam no vosso blog. Até breve. Susana Cordeiro e família

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nós é que agradecemos, Susana. É muito gratificante receber mensagens simpáticas como a sua. Aproveitamos para vos convidar a revisitar-nos sempre que quiserem.
      Um abraço.

      Eliminar
  2. A leitura deste texto trouxe-me saudades desse espaço lindo e da fartura e beleza da terra portuguesa no Outono, dessa em particular. Estou certa de que dias de sol muito semelhantes aos do Verão ainda vão voltar alguns até ao final da estação... Um abraço.
    Luiza Frazão

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agradecemos, Luiza, as tuas simpáticas palavras. Sabemos bem como aprecias esta Natureza fantástica que nos rodeia e todo este espaço onde serás sempre bem-vinda. O tempo vai correr de feição, estamos certos. Um abraço.

      Eliminar